sábado, 31 de agosto de 2013

REDD+ é uma nova forma de colonialismo (?)

O milagroso mecanismo apresentado ao mundo como sendo a possível solução para a redução das emissões de gases de efeito estufa refiro-me ao REDD+, é alvo de fortes críticas por parte de diversas organizações ambientalistas que afirmam categoricamente que este não passe de uma nova investida dos seus promotores visando colonizar os povos.

domingo, 18 de agosto de 2013

A irresponsabilidade de um deputado em tempos de crise

FOI ABSURDO E IRRESPONSÁVEL o discurso do deputado da Renamo, principal partido da oposição em Moçambique, que em pleno debate na Assembleia da República, instigou o Governo a disponibilizar uma verba à população para a compra de instrumento de massacre aos malfeitores.

domingo, 4 de agosto de 2013

Cidadania ...

“Enganam-se os que pensam que Moçambique é so deles/Moçambique também é nosso”


O EXERCÍCIO da Cidadania é um elemento fundamental do sistema democrático, mas é muito sensivel a um factor social: a educação. Num país em que a maioria da população é analfabeta, desconhece os seus direitos e deveres, ignora ainda os mecanismos da participação na vida política, esse exercício fica totalmente minado. Moçambique é um desses países.

sábado, 3 de agosto de 2013

Os preconceitos são uma arma contra humanidade

ESTIVE a folhear o jornal @Verdade quando me deparei com o título "Albino repelido pela família". A acompanhar o texto estava um fotografia de um jovem com falta de pigmentação na pele, ou seja um albino. Li o texto e fiquei arrepiado com o nível de preconceito das pessoas em relação aos albinismo. É simplesmente aterrorizante.
O jornal conta a historia de um jovem que, por ser albino, foi rejeitado pela mãe quando acabava de nascer. Mais adiante explica que ele depois de passar parte da sua infância longe da mãe, sob custodia da Acção Social, manifestou vontade de viver com a progenitora. O desejo foi-lhe concedido, mas já perto da mãe o preconceito da família veio de novo a tona. A mãe foi obrigada a escolher entre viver com o filho e ser também rejeitado pelos familiares ou abandonar o filho salvar a relação com a família.